Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

 

Segundo o site Nações Unidas Brasil “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.” Ou seja, “São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.”

São eles: 1. Erradicação da pobreza. 2. Fome zero e agricultura sustentável. 3. Saúde e Bem-estar. 4. Educação de qualidade. 5. Igualdade de Gênero. 6. Água potável e Saneamento. 7. Energia Acessível e Limpa. 8. Trabalho decente e crescimento econômico. 9. Indústria, Inovação e Infra-estrutura. 10. Redução das desigualdades. 11. Cidades e comunidades sustentáveis. 12. Consumo e produção responsáveis. 13. Ação contra a mudança global do clima. 14. Vida na água. 15. Vida terrestre. 16. Paz, justiça e instituições eficazes. 17. Parcerias e meios de implementação.

 

O IBEAC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Parelheiros

 

As ações em Parelheiros estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma vez que tem potencial para contribuir de forma propositiva com a qualificação da educação (ODS 4), com o desenvolvimento local de forma sustentável, com o incentivo à produção e consumo de alimentos saudáveis (ODSs 2, 3, 11, 12 e 15), além do respeito e reconhecimento da diversidade e direitos das mulheres (ODS 5) (ONU, 2016).

The actions developed in Parelheiros addresses to the Sustainable Development Goals, once it has the potential to proactively contribute to improve education (SDG 4), to foster sustainable local development, to encourage the production and consumption of healthy food (SDGs 2, 3, 11, 12 and 15), as well as to respect and acknowledge diversity and women’s rights (SDG 5) (ONU, 2016).