Prêmio IPL – Caminhos da Leitura

Estar entre os finalistas de um prêmio já é uma emoção, imagine ser considerada uma das bibliotecas referência em um prêmio que retrata a leitura no país.

O Instituto Pró Livro em sua 3ª edição, premia 12 iniciativas de todo o Brasil com o Prêmio IPL – Retratos da Leitura. O prêmio tem o objetivo de valorizar, qualificar, mapear e difundir ações exitosas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro, promovidas por organizações da sociedade civil (OSCs), mídias, empresas da cadeia produtiva do livro e bibliotecas.

No dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a casa estava cheia de amigos, parceiros, que acreditam na importância da literatura e buscam todos os dias em suas ações garantir o direito humano ao livro, à literatura, à arte, à cultura e o espaço de escrita e fala.

O Ibeac escolheu há dez anos atuar em Parelheiros e sua primeira ação foi falar de Direitos Humanos e reescrever os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, em uma linguagem que todos entendam. E foi, justamente no dia em que se comemora os 70 anos da Declaração que a Biblioteca Caminhos da Leitura, integrante da Rede LiteraSampa recebe o prêmio IPL.

E o Ibeac continua ampliando suas ações em Parelheiros, levando a literatura e encantando outros, criando espaços e ações e, junto à Rede LiteraSampa e à Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias buscando a garantia do direito ao livro e a literatura.

“Pra começar uma biblioteca no cemitério, temos que acreditar que há vida em qualquer lugar e que a vida não pode ser um privilégio, tem que ser um direito. E se a literatura possibilita que outras vidas tenham sentido, se a literatura possibilita que a gente possa viver outras vidas, outras histórias, isso cabe em qualquer lugar. A nossa aposta, e aqui a gente fala em coletivo, é que a gente só voa em bando e a gente não sabe voar sozinho.” (Bel Santos Mayer)

 

IMG_6114


Tags: , , , , ,

Comente

Os comentários estão desativados.