IBEAC é uma das 100 Melhores ONGs de 2021

O destaque do ano e as categorias especiais serão anunciadas no dia 9 de dezembro

O Prêmio Melhores ONGs acaba de anunciar as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2021 e o IBEAC é uma delas. 

O Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC tem como objetivo fortalecer a participação da população na resolução de seus problemas individuais e coletivos para concretizar os direitos humanos. Desde 2008, escolhemos Parelheiros,  periferia do extremo sul da cidade de São Paulo, como nosso território de atuação. Em Parelheiros, realizamos junto com a comunidade projetos em 4 linhas: Cuidados com a primeira infância desde a barriga e direitos da mulher; Acesso à literatura para conhecimento, autoconhecimento e transformação; Incentivo e apoio ao empreendedorismo social com propósito e dignidade e Comunicação como direito humano e Educomunicação.

“Esse prêmio reconhece nossa construção coletiva com o território de Parelheiros na promoção e defesa dos Direitos Humanos e mostra como estamos fortalecendo cada vez mais nossa atuação e gestão. Temos nos dedicado em aprimorar nossa prática, governança, transparência, comunicação e sustentabilidade organizacional” conta Claudia Nogueira, gestora de projetos do IBEAC. 

Este ano, apesar da continuidade das dificuldades impostas pela pandemia, o Prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033 organizações. “Para a gente, 2021 é um ano muito especial, não só porque tivemos o maior número de ONGs inscritas, mas também por uma sequência de anos com melhorias significativas no nível das inscrições. São organizações cada vez mais profissionais”, afirma Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordena o processo de avaliação das concorrentes do Prêmio desde a primeira edição. 

Maior Torcida do Brasil

Uma novidade desta edição é que, pela primeira vez, a ONG que levar mais gente para torcer por ela no evento de premiação também vai ser reconhecida. É a campanha “Maior Torcida do Brasil”, que convoca as 100 melhores a chamar todos os seus apoiadores para acompanhar a cerimônia de premiação, mostrando também que elas têm muita gente engajada com seus trabalhos.

O Prêmio

Os destaques nas categorias especiais por tipo de causa e melhor ONG entre todas serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que está marcada para o dia 9 de dezembro, às 18h, com transmissão pelo youtube do Canal Futura. A novidade deste ano é o reconhecimento da melhor de cada estado além das 100 melhores, já são reconhecidas a melhor de cada causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas.

Na lista, que já está disponível no site melhores.org.br, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura. Reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações, alcançando grande visibilidade no setor, na medida em que se consolida como a principal referência em ONGs no país. A intenção, além de reconhecer a relevância dos trabalhos prestados, é incentivar boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas.


Comente

Os comentários estão desativados.