VOCÊ CONHECE PARELHEIROS?

Muitos paulistanos desconhecem a existência de Parelheiros, região localizada no extremo sul da Cidade de São Paulo. Um território que abriga duas áreas de proteção ambiental com uma vasta área de Mata Atlântica, com a maior área verde por habitante na cidade de São Paulo; três bacias hidrográficas que abastecem um terço da região metropolitana; possui a 2º menor taxa de emissão de poluentes da cidade; propriedades rurais de agricultura orgânica; 3º maior presença da população preta e parda (56,61%) da cidade de São Paulo.

Porém, grandes desafios estão no cotidiano da população de Parelheiros: altos índices de crianças obesas e desnutridas (PUC-RS); 4º maior índice de violência contra mulheres na cidade de São Paulo (​Nossa São Paulo – 2018​). Ainda, possui o segundo pior IDH (0,747) da capital paulistana (2016). A economia, mobilidade urbana, equipamentos culturais e educacionais são escassos no território.

Há mais de dez anos, o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC tem atuado conjuntamente com a comunidade na região de Parelheiros, extremo sul da capital paulistana. Em aliança com a comunidade e suas potencialidades, assumimos o desafio de enfrentar as violências, as desigualdades econômicas e sociais presentes no território, garantindo o acesso e a produção literária, cuidando das gestantes, dos bebês e crianças pequenas, estimulando o empreendedorismo social com propósito e geração de renda.

Conheça os espaços de Parelheiros onde o IBEAC está! São 19 lugares, entre eles: 1 Biblioteca Comunitária; 1 Ônibus Biblioteca ; 8 Propriedades Rurais; 6 Ruas Adotadas; 3 espaços de convivência e formação (Casa das Histórias, Amara Cozinha, No meio do caminho tinha uma casa).