Biblioteca Comunitária em Parelheiros participa do Dia de Doar 2021

Com o objetivo de captar recursos financeiros para a construção do novo espaço-sede ecológico, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura lança campanha no Dia de Doar 2021

Em Parelheiros, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura lança campanha nas redes sociais para levantar fundos para o novo espaço, após perder o espaço onde estava há mais de 10 anos. A ação integra a mobilização nacional do Dia de Doar 2021.

Desde agosto, os/as jovens mediadores/as de leitura convidaram a comunidade para ser guardiã de seu acervo. Estão sendo distribuídas sacolas confeccionadas por costureiras da comunidade com a mensagem “Eu (a)guardo a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura”, contendo 10 livros literários. A ação é uma forma de evitar que os livros fiquem em caixas, liberando-os para a leitura.  

Caminhos da Leitura

Há 12 anos, nascia em Parelheiros a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura – BCCL, dando origem a um novo espaço para o universo do livro, leitura e literatura para a cidade de São Paulo. 

A ocupação de um local inusitado, a antiga casa do coveiro no Cemitério do Colônia, poderia ser um empecilho, mas com o tempo virou um cartão postal da região e da cidade, contribuindo para que Parelheiros se tornasse um território leitor, onde o livro e a leitura literária fossem o fio condutor para dialogar e pensar soluções para os desafios da comunidade. 

Os/As jovens mediadores/as de leitura, lideranças comunitárias, realizam a gestão do espaço, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac. Reconhecida por sua importante atuação na região, a BCCL recebeu vários prêmios como Prêmio Viva Leitura; Instituto Pró-Livro – IPL; 7° Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro; Prêmio Laureate Brasil: jovens empreendedores sociais; 1° Concurso Literário LiteraSampa; Retratos da Leitura no Brasil-2018; Estado de São Paulo para as Artes-2019; 67° Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes na categoria “Difusão da Literatura brasileira” por ser referência na mobilização pelo livro e a leitura literária.

Durante a pandemia, a biblioteca comunitária recebeu uma intimação extrajudicial da diretoria da Associação Cemitério dos Protestantes (ACEMPRO) de que deveria desocupar a casa para dar lugar a futuros túmulos. Naquele momento delicado, o grupo precisava de uma solução criativa para que seu acervo com mais de 5.000 obras literárias não fossem para as caixas e circulassem na comunidade. 

Frente da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

“Eu (a)guardo a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura”

Assim, desenvolveram a ação “Eu (a)guardo a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura”, onde a comunidade, amigos e parceiros da biblioteca receberão uma bolsa com dez obras literárias e serão guardiões e guardiãs desse acervo, até o florescimento em um novo local. 

Como nem tudo são más notícias, está em andamento a doação de um terreno nas proximidades  do antigo espaço. Neste novo endereço, uma parte será destinada à construção da nova sede da Caminhos da Leitura, incluindo horta comunitária e outros projetos desenvolvidos pelo IBEAC no território. 

Como a região é área de proteção ambiental e este é um tema fundamental para o grupo, o novo espaço será em bioconstrução, respeitando os princípios da sustentabilidade e será idealizado com a participação da comunidade de Parelheiros, um jeito também de inspirar a cidade de São Paulo para a sua relação com espaços sustentáveis.  

Ainda, ao assumir o terreno, a Organização terá a responsabilidade de plantar 10.366 árvores nativas no local. 

Comunidade recebendo as sacolas literárias

 

Dia de Doar 2021

Para que o sonho de um novo espaço-sede seja concretizado, o grupo lançará a campanha no Dia de Doar 2021, convidando as pessoas interessadas em contribuir com a continuidade das ações a fazer suas doações.

A colaboração pode ser feita por meio de PIX ou transferência bancária. Os dados estão disponíveis abaixo:

📌Chave PIX: comunica@ibeac.org.br

📌Razão Social: Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiroz Filho – IBEAC

CNPJ: 47.460.183.0001-91

Banco do Brasil (001)

Ag: 4328-1

C/C: 4856-9

Acompanhe as ações na região pelas redes sociais @ibeacoficial @bc.caminhosdaleitura. Compartilhe nosso projeto usando a hashtag #EuAguardoaBCCL.


Comente

Os comentários estão desativados.