Oba Férias!

Acolhendo em Parelheiros Acolhendo em Parelheiros

Aqui em nosso site, você nosso/a leitor/a vem acompanhando os projetos desenvolvidos em Parelheiros. Com foco nos Direitos Humanos, temos exaltado a abundância do território que por muito tempo foi enxergado pelo centro urbano pelo viés da escassez.

São muitas as mãos e histórias coletivas que têm transformando a realidade e a imagem de Parelheiros, Polo de Ecoturismo da Cidade de São Paulo desde 2013, comprometendo-se com a preservação e o equilíbrio do meio ambiente, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

A legislação realçou o desejo de desenvolvermos um projeto de Turismo de Base Comunitária envolvendo os agricultores orgânicos familiares, os projetos culturais e a comunidade, impactando não só nas questões socioeconômicas, mas também nas questões simbólicas de promoção do orgulho pela região, ressignificando o jeito que a comunidade lê o território e o jeito que a cidade lê a região.

Chácara Maravilha de Deus

Chácara Maravilha de Deus

É importante dizer, que Parelheiros desempenha um papel fundamental para a cidade, garantindo 30% do abastecimento de água do município. Área rural e com grande diversidade cultural e natural, deve ser considerada região estratégica para combater as mudanças climáticas na cidade.

Pensar no Turismo de Base Comunitária na região foi uma forma de considerartodaarelevância e a complexidade do território. Com o nosso jeito IBEAC de fazer de forma coletiva, inspirando outros e outras para gerar transformações, convocamos parceiros estratégicos para realizar o projeto da forma mais democrática e sensível possível. Assim chegaram a Associação Acolhida na Colônia de Santa Catarina, a Cooperativa de produtores orgânicos de Parelheiros – COOPERAPAs, o Núcleo de Turismo Social do SESC SP, a Agência Araribá, a Schumacher College, o Bristish Council/Newton Fund e cada vez chegam mais parceiros.

A mais recente experiência foi com o “Oba Férias!” do SESC Santo André. Em clima de férias, de descanso e de prazer pela novidade e simplicidade, crianças acompanhadas de seus pais, mães, avó e avô se aventuraram no roteiro “Acolhendo em Parelheiros”. Junto a agricultores/as, mediadores/as de leitura e agentes comunitários aproveitaram o contato com a natureza e com as pessoas.

Na visita às propriedades aprenderam a plantar e a colher com a turma da Chácara Maravilha de Deus e conheceram vários tipos de PANCS; brincaram com os animais da Nossa Fazenda e se deliciaram com os sabores da Amara Cozinha.

Na Biblioteca Caminhos da Leitura participaram de gincana literária e conheceram a história do cemitério da Colônia: um dos mais antigos de São Paulo. No espaço Vargem Grande Comunidade Saudável aprenderam a fazer tinta de terra, brincaram e conheceram o dia-a-dia das atividades com as crianças.

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

O roteiro criado além de promover visitas pedagógicas partindo da vivência e do estudo do meio em propriedades rurais e orgânicas, é também uma oportunidade de conhecer as ações sociais e os empreendimentos comunitários da região.

Vargem Grande Comunidade Saudável

Vargem Grande Comunidade Saudável

Ficou com vontade de viver essa experiência?

É só agendar sua visita. Mande um e-mail para: acolhendo@araribá.com

 


Tags: , , ,

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *