Oba Férias!

Acolhendo em Parelheiros Acolhendo em Parelheiros

 

Aqui em nosso site, você leitor vêm acompanhando os projetos desenvolvidos em Parelheiros, com foco nos Direitos Humanos e na exaltação  da abundância deste território, lugar, que por muito tempo foi esquecido pelo centro urbano e enxergado pelo o viés da escassez Essa realidade tem sido transformada com muitas mãos e histórias. Ai vai mais uma!

Em 2016, Parelheiros tornou-se Polo de Ecoturismo da Cidade de São Paulo. Assim, a região passou a se comprometer ainda mais com a preservação e o equilíbrio do meio ambiente,  contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território.

Esse compromisso, agora também legal,  fortaleceu o desejo e a necessidade de desenvolvermos um projeto de Turismo de Base Comunitária que valorizasse e envolvesse não apenas agricultores orgânicos, mas também outros saberes e fazeres que em andamento na região via projetos culturais e empreendimentos sociais  comunitários. Estes espaços e pessoas estão , trabalhando ao mesmo tempo questões socioeconômicas e simbólicas relacionadas a estética e ao orgulho da região, resignificando os jeitos que a comunidade lê o território e que a própria cidade vê a região.

Chácara Maravilha de Deus

Chácara Maravilha de Deus

 

É importante dizer que Parelheiros desempenha um papel fundamental para a cidade, garantindo 30% do abastecimento de água do município, é estratégica para combater as mudanças climáticas na cidade, reconhecida legalmente como área rural, tem uma grande diversidade e patrimônio cultural e natural. Refletir e promover o Turismo de Base Comunitária neste distrito foi considerar, proteger  e demostrar toda a relevância e complexidade deste território. Para isso, o jeito IBEAC de fazer, inspirar e gerar transformações se juntou aos conhecimentos e metodologias de parceiros estratégicos que estão sendo indispensáveis no processo de estruturação e consolidação do projeto Acolhendo em Parelheiros, são eles: Associação Acolhida na Colônia, Núcleo de Turismo Social do SESC-SP, Agência Araribá, COOPERAPAs, Schumacher College e Bristish Council/Newton Fund.

Um marco fundamental do projeto Acolhendo em Parelheiros foi a inclusão dos roteiros de visitação na programação turística do SESC. Nos meses de novembro e dezembro de 2018 o Acolhendo recebeu visitas turísticas coordenadas pelas unidades do SESC Carmo e SESC Ipiranga. Neste ano,  nossa mais recente experiência foi com o Programa Oba Férias da unidade do SESC Santos que em clima de férias, de descanso e novidades, se aventuraram conosco.

Aproveitando a natureza, a literatura, arte com tinta de terra, muita conversa e comida saborosa, estiveram em Parelheiros participando de atividades em Parelheiros um final de semana inteiro.O grupo diverso, com pais, avós e crianças esteve junto com os agricultores orgânicos vivenciando o dia-a-dia dessa turma que valoriza a natureza e a saúde plantando e servindo orgânicos.

Os participantes visitaram as propriedades, aprenderam a plantar e a colher com a turma da Chácara Maravilha de Deus”, conheceram vários tipos de PANCS, brincaram com os animais da “Nossa Fazenda” e se deliciaram com os sabores das Amaras.

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

 

Na Biblioteca Caminhos da Leitura participaram de gincana literária e conheceram a história do cemitério da Colônia. No Vargem Grande Comunidade Saudável aprenderam a fazer tinta de terra, fizeram brincadeiras e conheceram o dia-a-dia das atividades com as crianças e a sede da Amara Cozinha.

Vargem Grande Comunidade Saudável

Vargem Grande Comunidade Saudável

O roteiros  criados pelo projeto Acolhendo em Parelheiros promovem visitas pedagógicas a partir da vivencia e do estudo do meio em propriedades rurais e orgânicas é também a oportunidade de conhecer as ações sociais e os empreendimentos comunitários

Ficou com vontade de viver essa experiência? É só agendar sua visita em pelo telefone + 55 11 3120-5937 ou pelo e-mail acolhendo@arariba.com


Tags: , , ,

Comente

Os comentários estão desativados.