Encontros de pessoas e livros

Arquivo EMEF Fernando de Azevedo Arquivo EMEF Fernando de Azevedo

Estratégias para levar livros aonde as pessoas estão, especialmente quando vivem longe de bibliotecas, têm se multiplicado no país. Notícias sobre biciclotecas, sacolas literárias, carroças de leitura encantam e são louváveis.

Nada, porém,  substitui a velha conversa sobre livros, as trocas e dicas literárias com a mesma familiaridade que se trocam receitas caseiras.

Bel Santos Mayer valoriza estes momentos. Colocou seus livros de autoras e autores negros numa malinha e atravessou a cidade para papear com adolescentes da EMEF Fernando de Azevedo. O convite foi feito pelo SESC Itaquera, que mantém o Clube do Livro entre as parcerias do BiblioSesc com a escola.

Bel propôs um jogo com poesias e enigmas que levou a garotada a ler poemas de Cuti, Oliveira Silveira, Solano Trindade, Conceição Evaristo, Elizandra Sousa, Ricardo Aleixo, Alan da Rosa; leram trechos das crônicas de Cidinha da Silva e do romance “Um defeito de cor” de Ana Maria Gonçalves. Leram, trocaram palavras, conversaram sobre os livros.

O Clube do Livro terá 08 encontros para falar das “Vozes Mulheres Negras” de Conceição Evaristo (Olhos d’água), Elisa Lucinda (O cavaleiro do nada) e Carolina Maria de Jesus (Quarto de Despejo da autora e Carolina de Sirlene Barbosa e João Pinheiro).

No grupo há gente que ama ler e faz poesia; gente que ainda não sabe se gosta de ler; gente que gosta de falar com outras gentes; uma biblioteca aconchegante e livros. Tudo o que se precisa para um Clube do Livro acontecer.


Tags: ,

Comente

Uma resposta para “Encontros de pessoas e livros”

  1. Muito conteudo de qualidade nesse site. Este site está de parabéns. Obrigado por compartilhar. Sucesso