Estratégias para levar livros aonde as pessoas estão, especialmente quando vivem longe de bibliotecas, têm se multiplicado no país. Notícias sobre biciclotecas, sacolas literárias, carroças de leitura encantam e são louváveis.
Nada, porém, substitui a velha conversa sobre livros, as trocas e dicas literárias com a mesma familiaridade que se trocam receitas caseiras.
Bel Santos Mayer valoriza estes momentos. Colocou seus livros de autoras e autores negros numa malinha e atravessou a cidade para papear com adolescentes da EMEF Fernando de Azevedo. O convite foi feito pelo SESC Itaquera, que mantém o Clube do Livro entre as parcerias do BiblioSesc com a escola.
Bel propôs um jogo com poesias e enigmas que levou a garotada a ler poemas de Cuti, Oliveira Silveira, Solano Trindade, Conceição Evaristo, Elizandra Sousa, Ricardo Aleixo, Alan da Rosa; leram trechos das crônicas de Cidinha da Silva e do romance “Um defeito de cor” de Ana Maria Gonçalves. Leram, trocaram palavras, conversaram sobre os livros.
O Clube do Livro terá 08 encontros para falar das “Vozes Mulheres Negras” de Conceição Evaristo (Olhos d’água), Elisa Lucinda (O cavaleiro do nada) e Carolina Maria de Jesus (Quarto de Despejo da autora e Carolina de Sirlene Barbosa e João Pinheiro).
No grupo há gente que ama ler e faz poesia; gente que ainda não sabe se gosta de ler; gente que gosta de falar com outras gentes; uma biblioteca aconchegante e livros. Tudo o que se precisa para um Clube do Livro acontecer.
Muito conteudo de qualidade nesse site. Este site está de parabéns. Obrigado por compartilhar. Sucesso